conteceu ontem, em Brasília, um evento realizado pelo Correio Braziliense Desafios da Alimentação Saudável no Brasil, com apoio da Unicef e do Idec.
Em sua fala, o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, reconheceu que houve uma mudança drástica na alimentação da população nas últimas décadas, com a redução das refeições preparadas em casa, pelas famílias, um dos fatores que, ao lado do sedentarismo, tem contribuído para uma piora na saúde da população.
O Professor da Universidade de Auckland (NZ), Boyd Swinburn, trouxe relevantes considerações sobre o que denomina de sindemia global da obesidade, desnutrição e mudanças climáticas. Para ele, estes temas estão intrinsicamente relacionados, o que demanda um olhar mais amplo, a fim de que possamos enfrentá-los de maneira mais efetiva.
Em sua fala, Rodrigo Martins Vargas, Assessor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, trouxe um amplo panorama sobre a revisão das regras de rotulagem de alimentos no Brasil.
"A sociedade achou necessário melhorar a rotulagem, que tem informações muito técnicas” - disse Rodrigo Martins Vargas, Assessor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Os representantes da sociedade civil sinalizaram preocupação com o aumento da prevalência das doenças crônicas, do sobrepeso e obesidade, inclusive entre crianças e adolescentes, e pediram por celeridade na revisão dos requisitos de rotulagem, com a adoção de um modelo de alerta nas cores preto e branco.
Para acessar a íntegra, clique aqui.
O tema está na ordem do dia - e é urgente que tenhamos melhora na rotulagem.
Comments