Quem Somos

PÕE NO RÓTULO

O movimento Põe no Rótulo é resultado da colaboração e interação de diversos cidadãos e cidadãs que acreditam que precisamos de informações claras e legíveis nos rótulos. O Põe no Rótulo começou em 2014 enfocando a sua atuação na conscientização da sociedade sobre a alergia alimentar, como estratégia para conquistar rótulos com informações sobre alergênicos mais claras, acessíveis, legíveis e inteligíveis!

Com o tempo, percebeu que sua contribuição poderia (e deveria) ir além da rotulagem de alergênicos. Afinal, todos devem ter o seu direito à informação garantido, o que passa pela necessidade de rótulos que dialoguem com os consumidores de maneira clara, transparente e compreensível.

COORDENAÇÃO DO PÕE NO RÓTULO

As atividades de coordenação englobam, dentre outras tantas, articulação, elaboração de petições, documentos jurídicos, atuação de reuniões produção de conteúdo, a interação nas redes sociais, a realização de palestras e a promoção do tema na imprensa somente. Estas atividades são realizadas / coordenadas por:

Ana Maria Melo
Graduada em Comunicação Social pela ESPM e especialista em Marketing pela FIA/USP; inspirada por seu filho Pedro, compartilhou com o grupo os seus mais de 13 anos de experiência profissional em consultorias com projetos de Comunicação/Marketing e Sustentabilidade/Responsabilidade Social voltados para empresas como Gol Linhas Aéreas, Natura e Bradesco; e organizações com foco em sustentabilidade e transformação social como: Instituto Ethos, Instituto Akatu, Care Brasil, Associação Vaga Lume e Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.

Cecília Cury
Formada em Direito (PUC/SP - 2002), Mestre em Direito Constitucional (PUC/SP - 2005) e Doutora em Constitucional (PUC/SP - 2014). Advogada com experiência acadêmica e prática em direito público, autora de livros e artigos jurídicos, que, desde 2011, quando nasceu seu filho mais novo, se dedica ao tema da tutela das pessoas que convivem com alergia alimentar, seja em sua produção acadêmica, seja no apoio em grupos nas redes sociais ou ainda representando o Põe no Rótulo em associações internacionais de organizações de pacientes, como a International Food Allergy & Anaphylaxis Alliance – IFAAA e o Patients Organizations’ Comitee do EAACI.

Fernanda Mainier Hack
Formada em Direito (UERJ - 1999). Procuradora do Estado do Rio de Janeiro desde 2000 e advogada, que desde 2008, em virtude do diagnóstico de alergia alimentar de suas filhas, tem apoiado famílias que convivem com alergia alimentar em grupos nas redes sociais, elaborando e traduzindo conteúdo informativo, além de artigos jurídicos sobre o tema.